30 de março de 2010

RU da UFSM implanta uso de copos atóxicos e estabelece uma nova conscientização ambiental

Foto: Estudantes comemoram com o reitor a troca dos copos e cremeiras.
Fonte: Portal UFSM


"Estamos deixando de gerar mais de 30 toneladas de lixo por ano". Com este cálculo, o reitor Felipe Müller inaugurou oficialmente, hoje ao final da manhã, a mais nova unidade do Restaurante Universitário no campus da UFSM. O novo RU já estava em funcionamento desde 8 de março, primeiro dia de aulas do semestre, mas a inauguração oficial neste 30 de março tinha um motivo especial: a substituição dos copos plásticos descartáveis por copos e cremeiras reutilizáveis. "Isto faz com que o nosso planeta tenha melhores condições de vida para as gerações futuras. Isto é formação cidadã dentro da Universidade", destacou o prof. Felipe, que considera a inovação no RU um exemplo de desenvolvimento sustentável.

O reitor lembrou um dado significativo: a UFSM aderiu ao REUNI em 2007 e, em menos de 3 anos, já existe na instituição um novo RU funcionando. "Trabalhamos incessantemente para ter uma nova unidade do RU funcionando no primeiro dia de aula".

A ideia da implantação deste novo modelo de reutilização de copos e cremeiras surgiu no Comitê Ambiental da Casa do Estudante (CEU-2) e foi encampada pelos grupos PET da Universidade, que se mobilizaram e levaram o projeto à administração. Este trabalho de conscientização foi lembrado e destacado pelo pró-reitor de Assuntos Estudantis, prof. José Francisco Silva Dias, Juca. "A luta foi dos alunos, a conquista deles é um orgulho para a instituição, toda a iniciativa foi da 'gurizada'". O pró-reitor anunciou que no final de abril também será inaugurado o RU na unidade da UFSM em Palmeira das Missões e, posteriormente, em Frederico Westphalen.

Outro anúncio, também feito hoje, vai beneficiar os usuários do novo RU: o reitor prometeu a construção de uma passarela coberta no acesso ao restaurante, para abrigar os alunos nos dias de chuva, especialmente no inverno. Felipe Müller também prometeu atender a algumas necessidades que o local ainda exige e que foram lembradas pelo diretor do RU, Odone Romeu Denardin: o telamento das janelas, o piso adequado e uma cozinha própria para o local. Odone mostrou-se satisfeito com a inovação implantada hoje. "A academia tem que começar a dar o exemplo", disse ele. O diretor do Restaurante também destacou a aquisição do equipamento para higienização das cremeiras e copos de composição atóxica que suportam altas temperaturas.

Estavam presentes à inauguração oficial do novo modelo de Restaurante Universitário os integrantes da Sala Verde/Comitê Ambiental da CEU-2, acadêmicos dos Grupos PET e da administração da UFSM. A partir de agora, e a exemplo de Campinas, a Universidade de Santa Maria é uma das únicas no país que possui o novo sistema de redução do lixo. 

Notícia elaborada pela Coordenadoria de Comunicação Social
Fonte: Portal UFSM  

Nenhum comentário:

Postar um comentário